SAIBA MAIS SOBRE A FRAUDE DOCUMENTAL

As fraudes documentais estão crescendo cada vez mais no Brasil. Mas o que é de fato, esta modalidade de fraude? E que riscos ela pode trazer para você e seu negócio?

Nesse artigo vamos explicar os riscos corridos e como identificar as fraudes. Acompanhe!

O que é Fraude Documental?

A fraude documental pode ser efetuada de diversas formas. Uma delas é o uso e a apresentação de documentos de identificação adulterados e com informações falsas, e também a criação de cadastros digitais com informações de terceiros.

Essa pratica é considerado crime de acordo com o artigo 298 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de dezembro de 1940.

Art. 298 – Falsificar, no todo ou em parte, documento particular ou alterar documento particular verdadeiro:
Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

A fraude documental não é uma realidade nova, mas com os avanços das tecnologias, acabou se desenvolvendo e potencializando essa prática já que hoje, qualquer pessoa pode editar um documento em editores de imagem. Por isso, as fraudes documentais precisam ser combatidas e para fazer isso é preciso adotar boas práticas atualizando mecanismos inteligentes e modernos.

RISCOS DA FRAUDE DOCUMENTAL

O ambiente digital se tornou um lugar facilitador para os fraudadores. Não há um perfil único e padrão dos fraudadores. Ou seja, podem ser pessoas especialistas, integrantes de quadrilhas ou pessoas inexperientes.

Antigamente, para se fraudar um documento, havia um esforço maior. Visando replicar um material com qualidade, o processo se tornava mais complexo e custava mais caro também.

Destacamos dois principais riscos que esse tipo de fraude pode acarretar a sua empresa:

Aumento da inadimplência: Como os documentos são fraudados, é impossível efetivar a política de cobrança.

Possíveis ações judiciais: Sua empresa pode ter problemas e ser até processada ao negativar o nome do cliente que também foi vítima de fraude.

COMO IDENTIFICAR A FRAUDE DOCUMENTAL?

É muito importante que, antes de qualquer coisa, a proteção do seu negócio esteja relacionada com boas práticas que auxiliem na identificação das fraudes. A atenção aos mínimos detalhes é crucial para que você não caia nos golpes, algumas dicas e sugestões podem ser usadas para evitar isso. São elas:

1.Atenção máxima às características do documento: cada vez mais, os fraudadores tornam-se especialistas em deixarem o documento falso, idêntico ao original. Para comparar ambos, analise características como, por exemplo:

  • Tipo de papel e plástico usado;
  • Assinatura e fotografia;
  • Posicionamento, tamanhos de brasões e símbolos;
  • Idade, numeração, órgão expedidor e sexo.

2.Solicite outros documentos para comparação: confira a validade dos documentos físicos e jurídicos. Neste caso, solicite mais de um para ajudar a determinar se é verdadeiro ou falso, e verifique as informações para encontrar possíveis divergências.

3.Invista em ferramentas para validação de dados: Hoje podemos contar com diversos serviços online de validação de documentos, que contribuem para a prevenção de fraudes documentais.

COMO A UNITFOUR PODE TE AJUDAR?

aumentando a conversão de vendas sem comprometer a segurança.

Com o ID Check, nosso produto de validação de identidade, seus processos de risco e antifraude serão de forma rápida, automática e segura. O processo consiste em todas as etapas de validação da biometria facial, como Liveness e checagem do Face ID, e também análise de documentos e validação de dados cadastrais.

Com uma equipe altamente qualificada e especializada nesse tipo de prevenção, detectamos os problemas de sua empresa e apresentamos soluções para minimizar prejuízos com fraudes e morosidade em processos de cadastros digitais, tornando-os mais seguros.

Ficou interessado? Entre em contato e converse com um de nossos especialistas

Conheça nossos serviços, e confie a segurança do seu negócio conosco!

Precisa de ajuda?