Como melhorar a área de Fraude Cadastral da empresa

A era da tecnologia trouxe rapidez e facilidade em inúmeros processos, inclusive quando falamos sobre dados que estão vinculados entre servidores, sistemas e app das empresas. Mesmo que, cada vez mais mecanismos de blindagem de dados estejam evitando fraudes e acesso a essas informações sensíveis, pessoas mal intencionadas vem se especializado em clonar e fraudar dados. Em um estudo realizado pela CNDL/SPC Brasil, estimava-se que a cada dez brasileiros duas pessoas foram vítimas de fraudes em 2018.

Entenda como se prevenir, evite fraude em seu negócio!  Leia o artigo a seguir:

 Veja também: Fraude Documental

O que é Fraude Cadastral?

É o vínculo de informações inverídicas em meios de cadastros entre clientes e empresas.  Essas informações, geralmente, são tidas como dados fraudulentos, esta prática tem por objetivo transacionar informações pessoais junto a órgãos e empresas que lidam diretamente com dinheiro muitas das vezes (bancos, corretoras e empresas de concessão de crédito).

Com base na Pesquisa Global de Identidade de Fraude 2021/Experian, cerca de 62% de empresas querem investir em prevenção a fraude, sendo que 38% métodos para a prevenção e melhora de seus atendimentos e estrutura de cadastrado. 

Sendo assim, analisar o risco desse cliente é importante para que as empresas saibam se prevenir.

É importante levantar alguns apontamentos, são eles:

– Os dados desse cliente são confiáveis?

– Trata-se de um perfil de risco?

– O perfil indica que ele é realmente quem diz ser?

Esses questionamentos devem ser levantados, inclusive, quando se trata de orientar melhor o seu negócio.

Os desafios da área de Fraude Cadastral

Para proteger sua empresa é extremamente importante unir estratégias para ver a autenticidade dos dados. Na era digital, o que tem expansão de mercado vira alvo de criminosos ainda mais.

Ao verificar algum tipo de fraude cadastral você pode analisar CPF ou CPNJ, é o primeiro passo ver a confiabilidade de um cliente, sendo possível fiscalizar se há restrição cadastral em seu nome, dívidas e até mesmo indício de falsificação.

Fique atento!

·         Colete dados de forma minuciosa e estruturada

·         Valide informações por meio verificações de documentos e validações de identidade

·         Atualize e autentique constantemente os dados de seu cliente

Por se tratar de algo preventivo, essas ações evitam a redução de riscos e melhoram os padrões de conformidade da sua organização e de seus processos internos, além trazer grandes benefícios para as empresas em seu Onboarding em termos de ganho de eficiência operacional, trará garantia de integridade do cadastro e maior segurança para o cliente enquanto experiência e boa prática de KYC (Know Your Customer).

Conhece algum sistema contra fraude cadastral?

No artigo falamos um pouco sobre a importância de como evitar a fraude cadastral e para atender essa demanda é importante que o seu negócio automatize seus processos pra reduzir fraudes e trazer ótimos clientes para sua empresa.

Solução Antifraude

Onboarding Digital – Automação de cadastros de pessoas físicas e jurídicas

Validação de documento – Autenticação dos documentos físicos junto com a confirmação de dados através de consultas individuais (INTOUCH), possibilitando que a consulta seja realizada via integração de API ao sistema da sua empresa.

ID Check – Validação de dados cadastrais de PF e PJ.

Quiz – Análise de preguntas e respostas com base no cadastro do cliente

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